° / °

Viver
CINEMA

'Cazuza: Boas Novas' rememora fase crucial na carreira do cantor

Documentário 'Cazuza: Boas Novas' já está em cartaz no Recife

Andre Guerra

Publicado: 18/07/2025 às 16:28

 /Divulgação

(Divulgação)

Acabou de entrar em cartaz no Recife um dos mais aguardados documentários do ano, Cazuza: Boas Novas. Dirigido por Nilo Romero (parceiro de Cazuza em Brasil) e Roberto Moret, o filme é situado entre 1987 e 1989, época em que o cantor viveu uma das fases criativamente mais intensas da sua carreira, enquanto enfrentava também a piora da Aids, que o levou à morte em 1990. O lançamento acontece no mês que completa 35 anos de sua passagem.

No período retratado, Cazuza lançou três álbuns (Só se For a 2, Ideologia e O Tempo Não Para) e foi amplamente premiado. Realizou dezenas de apresentações coma turnê Ideologia, que viria a ser considerada um dos maiores marcos em sua obra.

  - Divulgação
(crédito: Divulgação)

Depoimentos inéditos de grandes artistas que conviveram com ele, como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Leo Jaime e Frejat, além da mãe, Lucinha Araújo, compõem o documentário, que traz ainda bastidores de apresentações do artista e arquivos revelando momentos íntimos. O filme é produzido pela 5e60 Filmes e, em 2026, ganhará exibição exclusiva no canal Curta!.

 

  - Divulgação
(crédito: Divulgação)

Vale lembrar que, este ano, Cazuza foi personagem importante também na ficção, através da cinebiografia de grande sucesso Homem com H, sobre Ney Matogrosso, dirigido por Esmir Filho. No longa, o artista carioca foi interpretado por Jullio Reis, amplamente elogiado pela crítica pelo seu trabalho. O saudoso Exagerado também teve sua própria vida retratada no longa Cazuza - O Tempo Não Para, vivido por Daniel de Oliveira e com direção de Walter Carvalho e Sandra Werneck.

No Recife, Cazuza: Boas Novas está em cartaz no Cinema da Fundação (Museu).

Mais de Viver