° / °
Vida Urbana
ABASTECIMENTO

Compesa implanta sistema de R$ 3,6 milhões para bombear água para municípios do Sertão

Intervenção é feita na Barragem Góis, em Sertânia, e deve evitar falta d’água durante manutenção no canal da Transposição do Rio São Francisco

Diario de Pernambuco

Publicado: 29/09/2025 às 16:31

Compesa realiza intervenção na Barragem Góis/Foto: Compesa

Compesa realiza intervenção na Barragem Góis (Foto: Compesa)

A Compesa está implantando um sistema flutuante de bombeamento na Barragem Góis, em Sertânia, para garantir o abastecimento de água em municípios que dependem do Eixo Leste da Transposição do São Francisco. O custo da obra é de R$ 3,6 milhões.

A obra também visa evitar o desabastecimento especialmente durante a manutenção programada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no Ramal do Agreste, que poderá ter 80 dias de duração. A intervenção do governo federal ainda não possui data definida.

O novo sistema permitirá a captação de até 3 mil litros de água por segundo para a Adutora do Agreste, garantindo o fornecimento de água para cidades como Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Caruaru, Fazenda Nova e Barra de Farias (Brejo da Madre de Deus). A conclusão da obra está prevista para outubro.

A iniciativa foi planejada após o governo federal sinalizar a proximidade de uma nova manutenção no canal da Transposição, o que comprometeria o abastecimento e ampliaria em até três vezes os intervalos do calendário de distribuição de água nas cidades atendidas pela Adutora do Agreste.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP