° / °

Lula vincula fraude no INSS a Bolsonaro e diz não fazer pirotecnia na investigação

Lula comentou, neste sábado (10), a demora na investigação sobre a fraude no INSS e o processo de ressarcimento dos aposentados e pensionistas lesados pelo esquema criminoso

Por Estadão Conteúdo

Maxim Shemetov / POOL / AFP
Lula disse que governo ainda precisa sistematizar o ressarcimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, neste sábado (10), a demora na investigação sobre a fraude no INSS e o processo de ressarcimento dos aposentados e pensionistas lesados pelo esquema criminoso, e atrelou os escândalos ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao fim de sua viagem à Rússia, Lula foi questionado sobre a velocidade na reparação das vítimas, se considera que o governo demorou a tomar providências e sobre o tamanho do desgaste político.

Nesta sexta-feira (9), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que recebeu informações da Advocacia-Geral da União (AGU) de que os recursos bloqueados das contas das associações e sindicatos que fraudaram o INSS são suficientes para ressarcir os de aposentados e pensionistas que foram lesados.

Já a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou na quinta-feira, 8, que, se necessário, a União completará com dinheiro público os recursos para que aconteça o ressarcimento integral dos beneficiários lesados.