° / °
Mundo
PRESIDENTE DOS EUA

Trump diz que Netanyahu terá 'apoio total' em Gaza se Hamas rejeitar plano

Declaração foi dada durante coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu

AFP

Publicado: 29/09/2025 às 16:41

Donald Trump e Benjamin Netanyahu / AFP

Donald Trump e Benjamin Netanyahu ( AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (29) que Israel poderá contar com seu "apoio total" se o Hamas rejeitar seu plano de paz para Gaza, em uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Israel se retirará "por etapas" de Gaza se o acordo for implementado, acrescentou o presidente diante dos jornalistas.

Sobre o plano de paz

O plano de Trump tem 21 pontos e, segundo o jornal The Times of Israel e o portal Axios, propõe um cessar-fogo imediato, a libertação de todos os reféns vivos ou mortos em 48 horas e uma retirada gradual das forças israelenses.

Em troca, Israel libertaria mais de 1.000 prisioneiros palestinos, incluindo alguns que foram condenados à prisão perpétua.

A guerra em Gaza começou após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 contra Israel, que matou 1.219 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em números oficiais israelenses.

A ofensiva de Israel matou mais de 66.000 palestinos, também em sua maioria civis, segundo números do Ministério da Saúde no território governado pelo Hamas, considerados confiáveis pela ONU.

 

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP